Aqeela Asifi, ganhadora 2015
“Quando você tem mães que foram educadas, você terá quase certamente gerações futuras educadas. Então, se você educar as meninas, você está educando gerações”.
Aquela Asifi é a ganhadora do Prêmio Nansen de Refugiados 2015 do ACNUR, reconhecida por seus incansáveis esforços para prover educação para centenas de meninas refugiadas.
Sendo também uma refugiada, Asifi fugiu de Kabul, Afeganistão, com sua família em 1992 durante o cerco de Mujahedeen e conseguiu refúgio na vila de refugiados de Kot Chandana, na província de Punjab no Paquistão.
Como ex-professora, Asifi ficou chocada pela falta de ensino para as meninas, uma consequência da cultura conservadora na vila de refugiados – e estava determinada a ensiná-las.
Ao ganhar o apoio dos mais velhos da vila, ela foi de porta em porta, bravamente, para convencer os pais relutantes a permitirem que ela se tornasse a tutora de suas filhas. Ela começou com apenas um punhado de alunas em uma escola improvisada sob uma tenda, escrevendo as folhas de exercícios a mãos para as alunas.
Ao longo dos dois anos seguintes, sua pequena escola começou a florescer e seus feitos renderam um financiamento por parte do governo paquistanês. Isso permitiu que Asifi expandisse a escola para seis tendas e incluísse as garotas paquistanesas locais também.
Agora, 23 anos depois de sua chegada, sua escola-tenda é um prédio permanente, e tem transformado a vida de mais de mil alunas que chegaram a completar a oitava série e receberam um certificado nacional. Seu legado de ensino teve até mesmo um impacto para além da fronteira, com duas de suas ex-alunas adotando a profissão em Kabul.
Asifi é um verdadeiro símbolo de triunfo sobre a adversidade. Com sua paciência e determinação, ela tem mudado a vida de centenas de jovens refugiadas, oferecendo-as um caminho para fora da miséria e a chance de construírem um futuro para si mesmas.
Obrigado à Voluntária Online Juliana Marra pela ajuda oferecida com a tradução do inglês deste texto.