Em março de 2022, o ACNUR ampliou sua operação humanitária na Ucrânia e seus esforços para captar recursos em apoio a pessoas forçadas a se deslocar dentro do país e em países vizinhos.

As necessidades de apoio crescem a cada momento, e o ACNUR faz um apelo a indivíduos e corporações no Brasil para que demonstrem sua solidariedade e ajudem a salvar a vida de milhares de homens, mulheres e crianças deslocadas.

DOAR AGORA

Mais de 4 milhões

de pessoas deixaram a Ucrânia, sendo grande parte delas mulheres e crianças

6,5 milhões 

de pessoas deslocadas dentro do país

Última atualização em 01 de abril de 2022 – Visite o Portal de Dados para obter mais estatísticas

“Por trás dos números está um sofrimento inimaginável que só cresce à medida que as necessidades humanitárias aumentam.”

– Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados

O que o ACNUR está fazendo para ajudar?

O ACNUR segue na linha de frente para fornecer assistência às pessoas mais vulneráveis, distribuição de alimentos e água, cuidados de saúde, serviços de educação, abrigamento emergencial e reconstrução de casas danificadas. Nossas equipes também estão apoiando as autoridades dos países vizinhos para que mantenham o funcionamento dos centros de recepção para as pessoas que chegam, com atenção especial à prevenção da violência de gênero.

A situação na Ucrânia e nas regiões de fronteira

Um mês depois do início da guerra na Ucrânia, 10 milhões de pessoas já fugiram. Milhões cruzaram a fronteira em busca de segurança em países vizinhos, enquanto outras permanecem no país.

O ACNUR está liderando a resposta humanitária em toda a região e fornecendo ajuda para salvar vidas de civis inocentes. Graças aos níveis de apoio sem precedentes dos brasileiros e da comunidade global, o ACNUR segue atuando e, até o momento:

  • 65.538 pessoas receberam itens essenciais e alimentos. 
  • 8.913 indivíduos se inscreveram para receber assistência em dinheiro e os primeiros pagamentos já foram iniciados.
  • 73 centros de acolhimento e centros coletivos foram recentemente equipados com itens essenciais para aumentar a capacidade.
  • 22.521* pessoas receberam assistência e informações de proteção direcionadas em pontos de fronteira, trânsito e centros de recepção e por meio de linhas diretas. (*A assistência à proteção abrange o período até 24 de março)
  • 11.862 pessoas que tiveram suas casas danificadas receberam assistência de abrigo. 
  • 8.100 pessoas foram atendidas por meio de 3 comboios entregues em áreas duramente atingidas. 

Como o número de refugiados continua aumentando, precisamos urgentemente de mais ajuda. A sua doação tem o poder de fazer a diferença. Você pode fornecer uma lâmpada solar para uma família em um bunker, um cobertor para uma criança que espera um trem ou uma sessão de aconselhamento para um refugiado que passou pelo trauma da guerra.

Como ajudar

O trabalho do ACNUR de proteção às pessoas refugiadas é mantido por contribuições voluntárias de países e por doações de empresas e pessoas físicas. As doações são fundamentais para ampliar o alcance e o impacto dos programas do ACNUR na população vinda da Ucrânia em necessidade de proteção.

Empresas devem entrar em contato com o ACNUR pelo e-mail [email protected].

No Brasil, é possível contribuir com qualquer valor pelo site doar.acnur.org/ucrania.

DOAR AGORA


Informações em tempo real

O ACNUR lançou um portal de dados com atualização diária sobre a situação da Ucrânia, que rastreia os movimentos de pessoas forçadas a fugir. Os números incluem todas as chegadas, independentemente da nacionalidade, reforçando o apelo do ACNUR por acesso à segurança para todos. Acesse o portal para acompanhar  a situação em tempo real.

Imprensa

Aqui você encontra depoimentos de porta-vozes do ACNUR sobre o contexto da Ucrânia: