Afeganistão

“Não tivemos tempo de pegar nada. Fugimos com apenas um cobertor.” – Maryam, 24, mulher afegã deslocada internamente em Mazar-e Sharif

Os afegãos já constituem uma das maiores populações de refugiados do mundo. Em 2021, cerca de quatro quintos dos refugiados afegãos estavam vivendo nos vizinhos Irã e Paquistão. Outros 3 milhões de pessoas já estavam deslocadas dentro do país antes dos combates recentes. Dos 699.000 afegãos que foram deslocados dentro do país em 2021, 80% eram mulheres e crianças. As famílias relatam que foram forçadas a fugir de repente, mesmo correndo o risco de sofrerem ataques de grupos armados durante a fuga.

As crianças do Afeganistão estão crescendo em meio a essa crise. Em 2021, cerca de 65% do povo afegão – dentro e fora do Afeganistão – eram crianças e jovens, preocupados com seu futuro diante da insegurança e dos desafios econômicos.

A resiliência das famílias afegãs está no limite. A situação no Afeganistão já era complexa e o fracasso em resolver a atual instabilidade levará a novos deslocamentos.

 

O que o ACNUR está fazendo para ajudar?

Juntamente com os parceiros, o ACNUR está comprometido em permanecer no país mesmo em meio à deterioração da situação e ao crescente deslocamento. Ativamos nossa resposta de emergência para proteger os mais vulneráveis e ajudar os afegãos recém-deslocados com abrigo, comida, água e itens essenciais de socorro, tanto no Afeganistão quanto nos países vizinhos.

Continuamos realizando atividades de proteção, incluindo monitoramento de fronteiras, gestão de casos e apoio psicossocial. O ACNUR também deu continuidade à sua programação comunitária regular no Afeganistão, incluindo a construção de escolas e outros espaços importantes que fornecem assistência médica, água e energia. Mais de 1,3 milhão de pessoas foram impactadas em 2021.

Mais ajuda humanitária é necessária. Estamos aumentando nossa resposta e precisamos de apoio para proteger e ajudar as pessoas forçadas a fugir.

 

Como ajudar

O trabalho do ACNUR de proteção às pessoas refugiadas é mantido por contribuições voluntárias de países e por doações de empresas e pessoas físicas. No Brasil, é possível contribuir com qualquer valor pelo site doar.acnur.org/afeganistao. As doações são fundamentais para ampliar o alcance e o impacto dos programas do ACNUR na vida da população afegã em necessidade de proteção.

DOAR AGORA

 

CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS

O ACNUR pede aos países vizinhos do Afeganistão que mantenham suas fronteiras abertas para um potencial fluxo de pessoas que requerem proteção internacional.

O ACNUR saúda os esforços de vários estados para proteger cidadãos afegãos em risco por meio de programas bilaterais de evacuação. Entretanto, esses programas não substituem a necessidade de uma resposta humanitária internacional urgente e mais ampla.

Aqui você encontra depoimentos de porta-vozes do ACNUR sobre o contexto do Afeganistão e um áudio gravado pelo ACNUR do refugiado afegão Jabir, que vive em São Paulo desde 2014 e relata a situação de seus familiares em Cabul.