O ACNUR contabiliza e monitora o número de refugiados, deslocados internos, retornados, solicitantes de refúgio e pessoas apátridas. O relatório Tendências Globais é publicado anualmente para analisar as mudanças nas populações de interesse do ACNUR e ajudar as organizações e os Estados a planejarem suas respostas humanitárias.
Quantos refugiados existem no mundo?
Pelo menos 82,4 milhões de pessoas ao redor do mundo foram forçadas a deixar suas casas. Entre elas, estão cerca de 26,4 milhões de refugiados, e quase metade deles tem menos de 18 anos.
Há também milhões de pessoas apátridas, a quem a nacionalidade foi negada. Pessoas apátridas têm acesso a direitos básicos como educação, plano de saúde, emprego e liberdade de movimento.
Em um momento em que 1 em cada 95 pessoas na Terra fugiram de suas casas por causa de conflitos e perseguiççoes, o trabalho do ACNUR é mais importante do que nunca.
Trabalhadores do ACNUR
Nossa força de trabalho é parte vital do ACNUR. Até 31 de dezembro de 2020, empregávamos 18.015 pessoas, das quais 90% trabalham no campo.
Nós trabalhamos em 135 países. Nossos trabalhadores atuam em escritórios regionais, filiais, sub escritórios e escritórios de campo. Nosso time trabalha duro para ajudar a população deslocada e, para isso, se especializa em diversas áreas como proteção legal, administração, serviços comunitários, relações públicas e saúde.