Fórum Global sobre Refugiados

Convocado a nível ministerial, o Fórum Global sobre Refugiados é uma oportunidade para traduzir em ações concretas o princípio da responsabilidade compartilhada internacional, que está no cerne do Pacto Global sobre Refugiados.

Leia sobre o Pacto Global em ação (em inglês)

Nesta ocasião única, a comunidade internacional irá se reunir para anunciar novas e arrojadas medidas para:

  • Aliviar as pressões nos países de acolhida;
  • Melhorar a autossuficiência de pessoas em situação de refúgio;
  • Expandir o acesso a soluções em países terceiros; e
  • Apoiar as condições nos países de origem para o retorno em segurança e dignidade

O Fórum irá apresentar compromissos e contribuições de alto nível e impactantes, bem como o intercâmbio de boas práticas que exortam os Estados, refugiados, organizações comprometidas com a agenda do desenvolvimento, o setor privado, entidades da ONU, organizações da sociedade civil, acadêmicos e líderes religiosos, entre outros, a fazerem sua parte. Os próprios refugiados estão na vanguarda dos preparativos para o Fórum e foram consultados ao longo do processo.

O primeiro Fórum Global sobre Refugiados será aberto com uma sessão antecipada em 16 de dezembro de 2019 e começará oficialmente em 17 e 18 de dezembro (ver programação – em inglês), no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça. O encontro é focado em seis temas: arranjos para compartilhar encargos e responsabilidades, educação, empregos e meios de subsistência, energia e infraestrutura, soluções e capacidade de proteção.

Eventos relacionados serão realizados antes do Fórum em Genebra, ilustrando o papel vital que as cidades e as organizações da sociedade civil desempenham no acolhimento e inclusão de refugiados. As iniciativas públicas incluem a iluminação espetacular do icônico Jet d’Eau da cidade e uma exposição de artesanato da MADE51 – uma iniciativa que traz belos produtos feitos por refugiados para o mercado global.

Se você tiver perguntas ou comentários sobre o Fórum Global sobre Refugiados, entre em contato com a Equipe de Coordenação do Fórum pelo e-mail [email protected]. Agradecemos seus comentários.

Para credenciamento de mídia, acesse aqui (em inglês).