ACNUR envia 4 toneladas de ajuda humanitária ao Irã
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) transportou ontem (23 de março) cerca de 4,4 toneladas de itens essenciais de ajuda médica, incluindo suprimentos para apoiar a resposta à COVID-19 na República Islâmica do Irã.
O Airbus A330-200 chegou ao Aeroporto Imam Khomeini em Teerã a partir de Frankfurt às 17h40 (CET), entregando máscaras, luvas e medicamentos essenciais para ajudar a resolver a crítica escassez no sistema de saúde do Irã. Outros voos estão programados nas próximas semanas para transportar itens adicionais de ajuda, remédios e equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde.
Há quase um milhão de refugiados no Irã que têm acesso aos mesmos serviços de saúde que a comunidade de acolhida e estão cobertos pela resposta nacional à saúde. No entanto, hospitais e centros de saúde estão lutando para lidar com o número cada vez maior de pessoas que precisam de ajuda urgente.
“Esses itens de ajuda são essenciais para melhorar os cuidados de saúde no Irã, beneficiando refugiados e seus anfitriões”, afirmou Ivo Freijsen, representante do ACNUR no Irã. “Somos solidários com o povo do Irã e estamos totalmente mobilizados para ajudar a conter a disseminação da COVID-19 e mitigar o impacto sobre os mais vulneráveis, entre eles os refugiados”, acrescentou.
O vírus agora se espalhou para todas as 31 províncias do Irã. Os refugiados, a maioria dos quais vive ao lado das comunidades de acolhida em vilarejos, vilas e cidades, correm o mesmo risco que os iranianos de pegar a COVID-19.
Já nos estágios iniciais da epidemia, o ACNUR, em coordenação com o Governo do Irã, distribuiu itens de higiene básica, como sabão e toalhas de papel descartáveis, para cerca de 7.500 famílias de refugiados que vivem em assentamentos de refugiados em todo o país. Também foram disponibilizados itens de ajuda aos parceiros do governo e das ONGs que igualmente estão envolvidos na prestação de assistência aos refugiados.
O ACNUR continua trabalhando em estreita colaboração com o Departamento de Assuntos Estrangeiros e Imigração do Irã, bem como o Ministério da Saúde e Educação Médica, agências da ONU, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e ONGs parceiras nacionais e internacionais para aumentar a conscientização sobre as principais medidas de prevenção entre refugiados e comunidades de acolhida.
“Somos gratos aos nossos doadores, particularmente às Operações Europeias de Proteção Civil e Ajuda Humanitária (ECHO), que rapidamente se uniram ao redor do Irã e das agências da ONU neste momento crucial”, disse Freijsen.
Globalmente, o ACNUR está buscando urgentemente US$ 33 milhões para aumentar as atividades de preparação, prevenção e resposta para atender às necessidades imediatas de saúde pública de refugiados e comunidades anfitriãs, motivadas pela disseminação da COVID-19 em todo o mundo. No Irã, o ACNUR busca US$ 9,5 milhões para suas medidas emergenciais contra a COVID-19 e para apoiar o sistema nacional de saúde ao qual refugiados têm acesso.