Saúde

Como refugiado ou solicitante de refúgio, você tem o mesmo direito a acessar o Sistema Único de Saúde (SUS) que qualquer cidadão brasileiro. O SUS provê procedimentos de saúde básicos, médios e de alta complexidade de forma gratuita.


SUS – Sistema Único de Saúde

O SUS é um sistema de saúde público que garante o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país, incluindo pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio.

Os atendimentos do SUS vão desde procedimentos básicos até os mais complexos, serviços de urgência e emergência, atenção hospitalar, assistência farmacêutica entre outros.

É possível encontrar hospitais públicos e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todos os estados brasileiros.

Para saber mais informações, acesse o site.


O que devo fazer caso eu fique doente?

Refugiados e solicitantes de refúgio têm o direito de acessar serviços públicos de saúde, portanto, não é necessário contatar o ACNUR ou uma organização parceira para procurar assistência médica.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), você pode consultar-se com um médico clínico-geral. Caso seja necessário, o médico pode encaminhá-lo a um especialista.

Leve seu Protocolo Provisório ou Carteira de Registro Nacional Migratório (antigo Registro Nacional de Estrangeiro – RNE) e CPF quando for a uma UBS pela primeira vez. Você receberá uma carteirinha do SUS. Esse documento contém toda informação médica sobre seu portador e provê acesso a consultas e exames. Você deverá levar a carteirinha do SUS toda vez que procurar assistência médica.

Em caso de urgência ou emergência, dirija-se a:

  • Unidade de Pronto-Atendimento (UPA): essas unidades oferecem assistência médica básica 24 horas por dia, todos os dias.
  • Hospitais e Unidades de Pronto Socorro (PS): algumas dessas unidades ficam abertas 24 horas por dia, todos os dias. Essas unidades oferecem assistência médica a casos mais complexos, incluindo internação hospitalar.
  • Chame uma ambulância, disque 192.

Procure os centros médicos mais próximos à sua residência:

Para mais informações, consulte http://sus.catalogo.med.br/

Caso necessite de tradução no centro de saúde, contate um dos parceiros do ACNUR.

Atenção: recomendamos que você sempre procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência.


Terei que pagar pelo medicamento que o médico me prescrever?

É possível ter acesso a diversos medicamentos gratuitos no centro de saúde do SUS em que você for consultado. Para obter o remédio de forma gratuita, é necessário apresentar a prescrição médica, a carteirinha do SUS e documento de identidade.

Para os habitantes da cidade de São Paulo, é possível consultar onde há medicamentos disponíveis aqui.

Se o medicamento prescrito não estiver disponível no SUS, há programas de farmácias que também distribuem remédios gratuitamente ou a um preço reduzido:

Por fim, se o medicamento prescrito não estiver disponível no SUS nem nos programas de farmácias acima descritos, dirija-se a um parceiro do ACNUR. O parceiro avaliará a possibilidade de assistência social.


Quais precauções médicas devo ter no Brasil?

Você está residindo em um país tropical com clima quente e úmido. É muito importante que você tome certas precauções. Em primeiro lugar, você deve beber muita água todos os dias, e também assegurar-se que as crianças permaneçam hidratadas. Nos últimos anos, o Brasil experienciou epidemias de duas doenças transmitidas por mosquitos, Dengue e Zika. É muito importante lembrar as seguintes informações e observar as instruções governamentais sobre a prevenção e luta contra essas doenças.

Para mais informações, consulte o site do Ministério de Saúde brasileiro:


Vacinação

No Brasil, os pais têm a obrigação de vacinar seus filhos. As crianças filhas de solicitantes de refúgio e refugiados podem obter gratuitamente as vacinas em postos de saúde públicos. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece ao público todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação.

Para mais informações, consulte o site do Ministério de Saúde brasileiro: Programa Nacional de Imunizações (Calendário de Vacinação).


HIV/AIDS

O que é HIV?

HIV significa vírus da imunodeficiência humana. Se não for tratado, o HIV pode levar à AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida).

Ao contrário de alguns outros vírus, o corpo humano não pode se livrar completamente do HIV. Portanto, uma vez que você tem o HIV, você o tem para vida toda.

O que é AIDS?

AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida. AIDS é o estágio final da infecção por HIV, nem todos os portadores de HIV avançam a esse estágio.

AIDS é o estágio da infecção que ocorre quando seu sistema imunológico é gravemente danificado e você se torna vulnerável a infecções oportunistas. As infecções associadas à severa imunodeficiência são conhecidas como “infecções oportunistas”, porque aproveitam-se de um sistema imunológico enfraquecido.

Como o HIV é transmitido?

HIV é geralmente transmitido por:

  • Sexo (vaginal, anal ou oral) sem proteção (sem o uso de camisinha) com uma pessoa vivendo com HIV e que não está em tratamento;
  • Agulhas e seringas contaminadas;
  • De mãe para filho durante a gravidez, parto e amamentação.

HIV não é transmitido por:

  • Ar ou água
  • Mosquitos, carrapatos ou outros insetos
  • Saliva, lágrimas, ou suor que não esteja misturado com o sangue de uma pessoa soropositivo
  • Aperto de mãos, abraços, uso de banheiros, copos ou talheres ou beijos
  • Bebedouros
  • Outras atividades sexuais que não envolvem a troca de fluidos corporais (por exemplo, toque)

Como eu posso saber se estou vivendo com HIV?

A única forma de saber se você está vivendo com HIV é fazendo o teste. Todos devem ser testados para o HIV pelo menos uma vez. No entanto, você deve ser especificamente testado caso:

  • Tenha uma vida sexual ativa (se você fez sexo com qualquer pessoa desde seu último teste de HIV)
  • Tenha injetado drogas ou dividido agulhas
  • Esteja grávida

Para mais informações sobre onde encontrar um centro de testes de HIV, por favor acesse o site do Departamento de ISTs, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Caso você teste positivo para o HIV você deve consultar o seu médico o mais rápido possível para iniciar o tratamento, que é gratuito.

Onde posso ser testado para HIV/AIDS?

No Brasil, você pode ser testado para HIV/AIDS gratuitamente. O diagnóstico da infecção por HIV é feito através de um exame de sangue. O teste é completamente gratuito e você tem o direito de fazê-lo anonimamente.

No mapa você pode encontrar o centro de testagem mais próximo.

Qual é o benefício do teste de HIV?

Saber o seu status de HIV pode trazer dois benefícios importantes:

  • Se você descobrir que é soropositivo, você pode tomar as medidas necessárias para acessar tratamentos, assistência e apoio, de forma a prolongar sua vida e prevenir complicações médicas.
  • Se você sabe que você está vivendo com HIV, você pode tomar as precauções necessárias para prevenir a transmissão do HIV a outros, incluindo a seus filhos. Mães soropositivas têm 99% de chance de ter filhos sem HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Portanto, se você passou por alguma situação de risco, como sexo sem proteção ou partilha de agulhas, faça o teste!

É possível ter uma vida normal com HIV/AIDS?

Atualmente, há medicamentos que permitem que pessoas com HIV/AIDS vivam uma boa vida. Esses medicamentos estão disponíveis gratuitamente no sistema de saúde brasileiro.

How can we improve this website? Please feel free to give us feedback if there is any information you believe is missing or could be wise to have on this website.

(Your privacy will be respected and the confidentiality of your answers will be maintained)