Segurança

Segurança Pública

A situação da segurança pública no Brasil requer a adoção de algumas medidas de segurança para evitar ser vítima de assaltos e roubos, especialmente nas cidades maiores. Em caso de enfrentar algum risco, disque 190 (número gratuito para emergências) ou vá para a delegacia de polícia mais próxima.

De modo geral, nós recomendamos que você esteja sempre atento e evite situações de risco. Se você for vítima de assalto, não resista e sempre entregue qualquer item que lhe seja solicitado.

Tipos de Polícia no Brasil

O Brasil tem variados tipos de autoridades policiais. É importante que você entenda cada uma delas para saber a qual recorrer caso precise de ajuda. Esteja ciente de que na maior parte dos serviços estaduais e municipais fala-se apenas português.

Polícia Federal

Além de supervisionar as fronteiras nacionais e questões migratórias, a Polícia Federal é responsável por investigar crimes que afetem o país como um todo (crimes de colarinho branco, crimes contra o sistema financeiro etc.).

Serviços Relevantes:

Site: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao
Contatos: http://www.pf.gov.br/institucional/unidades

Polícia Civil

Investiga principalmente crimes que ocorrem dentro de um estado. Às vezes, esses policiais podem não usar uniformes.

Serviços Relevantes:

  • Registrar um Boletim de Ocorrência (BO) ou Registro de Ocorrência (RO) se você foi vítima de um crime;
  • Solicitar uma verificação de antecedentes criminais no sistema brasileiro.

Polícia Militar

Tem o dever de patrulhar e prevenir crimes. Também podem prender pessoas e supervisionar o tráfego. Usam uniformes que varia em cores e formas conforme o estado.

Serviços Relevantes:

  • Central de Emergência: ligue para 190 para emergências relacionadas a crimes (roubos, assaltos, agressões e outras violências).

Guarda Municipal / Guarda Civil Metropolitana

Autoridade municipal que trata da segurança pública da cidade. Tem como principal função proteger bens, serviços e facilidades, apoiando outros tipos de polícia. Usam uniformes que variam de cor e forma dependendo da cidade.

Serviços Relevantes:

  • Você pode buscar ajuda da Guarda Municipal quando estiver em uma situação urgente de segurança e houver um/a guarda próximo a você.

Delegacia da Mulher

Delegacias de polícia especializadas em registrar e investigar crimes de violência contra a mulher. Também fazem encaminhamentos para exames forenses. Algumas cidades têm Centros de Referência da Mulher com alojamento, apoio psicológico e social, e aconselhamento legal a mulheres em situação de violência. Você pode ligar para a linha direta gratuita 24 horas (dique 180) para obter auxílio ou consultar a lista de instituições relevantes no site da Secretaria de Políticas para Mulheres (Governo do Brasil).

Para mais informações sobre centros de referência para populações específicas no Brasil, como mulheres, crianças, LGBTI e idosos, favor clique aqui.

Assalto, Furto ou Perda de Documentos

A fim de registrar um “BO: Boletim de Ocorrência / RO: Registro de Ocorrência”, você pode:

  • Ir para o site da Polícia Civil do seu estado;
  • Ir à Delegacia da Polícia Civil mais próxima;
  • Ligar para o número de emergência da Polícia Militar (190);
  • Buscar assistência da Guarda Municipal.