Nomzamo Mbatha é nomeada Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) anunciou hoje a nomeação da atriz sul-africana e ativista de direitos humanos Nomzamo Mbatha como sua mais nova Embaixadora da Boa Vontade.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) anunciou hoje a nomeação da atriz sul-africana e ativista de direitos humanos Nomzamo Mbatha como sua mais nova Embaixadora da Boa Vontade.

Desde 2017, Mbatha tem trabalhado em estreita cooperação com o ACNUR como uma importante defensora da campanha LuQuLuQu, que visa aumentar a conscientização para as pessoas forçadas a se deslocar na África.

O envolvimento de Mbatha inclui visitas para vivenciar o trabalho feito pelo ACNUR para salvar e proteger vidas em acampamentos e assentamentos no Malauí, no Quênia e no Sudão do Sul. Ela também foi anfitriã da Cerimônia do Prêmio Nansen de Refugiados de 2018, que homenageou o humanitário sul-sudanês Dr. Evan Atar, e falou no TEDxKakumaCamp, o primeiro evento do TEDx a ser realizado em um campo de refugiados. Em sua palestra, ela refletiu sobre como sua orientação profundaem ajudar refugiados, particularmente mulheres e crianças, está enraizado em sua história pessoal de superação de adversidades.

“A força dos refugiados, sua capacidade de perseverar e a sua criatividade para tirar o melhor de uma situação difícil é o que celebro. Ser nomeada Embaixadora da Boa Vontade é uma honra incrível e mal posso esperar para embarcar nesta jornada, aprender mais e usar minha voz para realmente ser uma agente de mudança”, disse Mbatha.

“É com grande satisfação que saudamos Nomzamo Mbatha à família ACNUR”, disse o Alto Comissário do ACNUR, Filippo Grandi. “Ela demonstrou um compromisso incansável para evidenciar situações de refugiados em toda a África e estou ansioso para vê-la inspirar mais pessoas neste novo papel”.

A nomeação de Mbatha ocorre em um momento em que a guerra, o conflito e a perseguição forçaram mais de 68 milhões de pessoas a fugir de suas casas – o nível mais alto de deslocamento já registrado. Mais de 25 milhões são refugiados, com a África Subsaariana hospedando mais de 31% da população global de refugiados.

Nomzamo Mbatha está disponível para entrevistas (em Inglês).

Para pedidos da mídia, entrar em contato com:

[email protected] ou Pumza Nohashe +27 76 197 6145

Contatos:

Em Nairóbi, Needa Jehu-Mazou, [email protected], +254 73456 4020

Em Nairóbi, Dana Hughes, [email protected], +254 733 44 05 36

Em Londres, Claire Lewis, [email protected], +44 78 80 23 09 34

Em Genebra, Charlie Yaxley, [email protected], +41 795 808 702

Em Genebra, Babar Baloch, [email protected], +41 79 513 95 49

 

Sobre o ACNUR

O ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, lidera a ação internacional para proteger as pessoas forçadas a fugir de suas casas por causa de conflitos e perseguições. Fornecemos assistência que salva vidas como abrigo, comida e água, ajudamos a preservar os direitos humanos fundamentais e desenvolvemos soluções que garantem que as pessoas tenham um lugar seguro para chamar de lar, onde possam construir um futuro melhor. Também trabalhamos para garantir que as pessoas apátridas recebam uma nacionalidade.

 

FIM

 

Esta nota para imprensa está disponível aqui.