Filippo Grandi: Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados
Filippo Grandi é o atual Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados. Ele foi eleito pela Assembleia Geral das ONU em 2015 para iniciar seu mandato em 1 de janeiro de 2016 e atuar por cinco anos, até 31 de dezembro de 2020.
Grandi nasceu em Milão, Itália, em 1957, e há mais de 30 anos está envolvido em trabalhos humanitários e na causa do refúgio. Entre 2010 e 2014, Grandi foi Comissário Geral da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA, em inglês), e pela mesma organização tinha sido Vice-Comissário Geral desde 2005. Ele também foi Vice-Representante Oficial do Secretário Geral da ONU no Afeganistão e já trabalhou em ONGs e no ACNUR em África, Ásia, Oriente Médio e na sede do ACNUR em Genebra.
Grandi é formado em História Moderna pela State University em Milão, licenciado em Filosofia pela Gregorian University em Roma e possui um doutorado honorário pela University of Coventry, na Inglaterra.
António Guterres, atual Secretário Geral da ONU e último Alto Comissário do ACNUR entre 2005 e 2015, disse que "O Sr. Grandi é um líder altamente respeitado, com uma rica experiência internacional sobre refúgio", "Dado o tamanho e a urgência da crise atual de refugiados, com 60 milhões de pessoas desalojadas devido a conflitos e perseguições, alguém com as suas habilidades e vasto conhecimento sobre deslocamento forçado será de grande benefício para o ACNUR e para as pessoas que devem ser protegidas e assistidas", ressaltou.
Para Grandi, “O ACNUR está navegando em águas extraordinariamente turbulentas. A combinação de múltiplos conflitos e o deslocamento em massa que isso gera traz novos desafios ao refúgio, a falta de financiamento entre as necessidades humanitárias e os recursos, além do crescimento da xenofobia, são coisas muito perigosas”.