Dia Internacional dos Povos Indígenas 2011

© Saatchi&Saatchi e ACNUR

9 de Agosto: Dia dos Povos Indígenas

Em 1994 a Assembléia Geral decidiu que no dia 9 de agosto de cada ano, durante a Decênio Internacional dos Povos Indígenas, se celebraría o Dia Internacional dos Povos Indígenas. (resolução 49/214, de 23 de dezembro).

Com a resolução 59/174, de 20 de dezembro de 2004, na qual a Assembléia proclamou o Segundo Decênio Internacional dos Povos Indígenas (2005-2014), também ficou decidido que o Dia Internacional dos Povos Indígenas continuaria sendo celebrado em Nova York, Genebra e em outros escritórios das Nações Unidas durante todos os anos do Segundo Decênio. A Assembléia também solicitou ao Secretário-Geral que apoiasse a celebração do Dia Internacional dentro dos limites dos recursos existentes e que incentivasse os governos a comemorá-lo a nível nacional.

Na Colômbia há 35 povos indígenas declarados pela Corte Constitucional em perigo de extinção física e cultural por causa do deslocamento forçado no centexto do conflito armado que afeta seus territórios. A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas com o lançamento da campanha Se eles ou elas desaparecem, uma parte sua desaparece (PDF, em espanhol).

Mais informação (em espanhol)