60 anos em imagens
Por mais de seis décadas o ACNUR tem ajudado as pessoas deslocadas do mundo
A primeira tarefa da agência foi ajudar um número estimado em 1 milhão de pessoas, em sua maioria civis europeus, que foram deslocadas nos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial.
Mas durante a década de 1950 a crise dos refugiados atingiu a África, posteriormente a Ásia, para então voltar à Europa, tornando-se um problema global.
Ao final de 2009, às vésperas de seu aniversário de 60 anos, mais de 26 milhões de pessoas deslocadas à força estavam recebendo proteção ou assistência do ACNUR. Desde sua criação, a agência tem assistido mais de 50 milhões de refugiados a recomeçar suas vidas com sucesso. Mais da metade dos refugiados que a agência ajuda hoje vive em áreas urbanas.
Nas últimas duas décadas, o ACNUR tem ajudado números crescentes de pessoas deslocadas internamente através de uma abordagem interagencial. O ACNUR também tem ajudado centenas de milhares de pessoas deslocadas pela crise no Iraque, dentro e fora do país. O ACNUR também tem mandato para ajudar os apátridas no mundo, que perfazem um total estimado de 12 milhões.
Essa é uma história em imagens destes anos turbulentos, do papel do ACNUR e da luta pela sobrevivência de um dos grupos de pessoas mais vulneráveis no mundo.
Notícias relacionadas
ACNUR celebra 60 anos e pede compromisso renovado para deslocados e apátridas
14 de dezembro de 2010