Voluntários das Nações Unidas
O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV, em sua sigla em inglês) é o ponto focal para serviços de voluntariado no sistema ONU. O programa UNV é administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e busca contribuições distintas para o desenvolvimento humano através de acessos mais eficientes a oportunidades e prestações de serviços, maior inclusão e participação e a mobilização de comunidades.
Sediado em Bonn, na Alemanha, e fundado em 1970, o Programa UNV defende os benefícios da participação popular e integra o voluntariado no planejamento do desenvolvimento. O programa também ajuda a mobilizar voluntários em favor dos objetivos de desenvolvimento.
Todo ano, mais de 7.500 voluntários são mobilizados pelo Programa UNV para o desenvolvimento de projetos. Em geral, os voluntários são profissionais qualificados com uma idade média de 37 anos e de 5 a 10 em experiência profissional. Eles trabalham em mais de 140 países e 70% deles vêm de países em desenvolvimento. Alguns voluntários trabalham no ACNUR ou para alguns de seus parceiros em diversas operações, incluindo Paquistão, Somália, Sudão, os Bálcãs, Timor-Leste e África Ocidental.
Em 2007, havia 958 voluntários do Programa UNV registrados no ACNUR. Em dezembro de 2000, no ano do 50º aniversário do ACNUR, a então Alta Comissária Sadako Ogata outorgou o Prêmio Nansen ao Programa UNV em reconhecimento aos serviços prestados a refugiados.
O site www.onlinevolunteering.org conecta organizações para o desenvolvimento com milhares de voluntários em todo o mundo por meio da internet.
O site do ACNUR em português precisa de voluntárias e voluntários para traduzir do inglês conteúdos seletos do site internacional do ACNUR, www.unhcr.org. Convites para colaborar com o site do ACNUR em português através do programa de voluntariado on-line UNV são postados regularmente no site www.onlinevolunteering.org.