Resposta a emergências

© ACNUR

Preparando a resposta às emergências

Com bastante frequência o ACNUR enfrenta situações que exigem resposta imediata – seja a eclosão de um conflito que força milhares de pessoas a abandonar suas casas ou um forte terremoto que deixa milhares de desabrigados. Por isso, a agência deve ser capaz de mobilizar imediatamente especialistas para atuar na região afetada. Fornecer ajuda emergencial aos civis em deslocamento é o primeiro passo em direção à sua proteção a longo prazo e integração.

Para preparar respostas às situações de emergência, o ACNUR reuniu equipes de profissionais treinados para desembarcar em qualquer parte do mundo tão logo seja preciso. A agência também tem estoques de itens não-alimentícios em Copenhagen e Dubai, que complementam o abastecimento local onde seja necessário. Estabeleceu acordos de longa duração com empresas de frete e logística, assim como montou uma rede global de fornecedores, agências especializadas e parceiros.

Isso significa que o ACNUR está pronto para responder a situações novas de emergências que atinjam até 500 mil pessoas. A agência tem capacidade para mobilizar mais de 300 profissionais treinados no prazo de 72 horas. Esses especialistas fazem parte do Time de Resposta Emergencial (ERT, na sigla em inglês). O ACNUR também adotou mecanismos para reunião imediata de recursos financeiros.

Para manter sua capacidade, o ACNUR desenvolveu programas periódicos de treinamento. Eles incluem o Workshop de Gerenciamento de Emergências (WEM, na sigla em inglês), que prepara os funcionários que se voluntariam para compor o ERT. Esse exercício de uma semana é realizado quatro vezes por ano para até 40 pessoas, e há um esforço para criar a atmosfera de uma situação de emergência real. Isso inclui equipes de construção, planejamento de operações, sistemas financeiro e administrativo, habilidades de negociação e comunicação, segurança, coordenação e compartilhamento de informação, telecomunicações e proteção humanitária.

O E-Centro do ACNUR em Tóquio está ajudando a melhorar o preparo de respostas na região Ásia-Pacífico por meio de treinamento específico e medidas para construção de capacidades. O ACNUR também contribui com iniciativas interagenciais que lapidam os mecanismos de alerta e preparação.