Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher 2011

© ACNUR
A violência sexual contra mulheres deslocadas é o crime de lesa humanidade mais cruel e impune que existe durante um conflito armado. raramente é denunciado e investigado e raramente o criminoso é declarado culpado e ainda mais raramente você fica sabendo sobre as milhares de mulheres e meninas que sofrem não uma, mas várias violações. Elas têm direito a verdade, justiça, e a uma reparação completa. Tome uma atitude em www.saynotoviolence.org/es. O GRANDE PROBLEMA É QUE PASSA DESPERCEBIDO.

25 de novembro de 2011

A Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e convidou governos, organizações internacionais e não-governamentais a organizar neste dia atividades de sensibilização da opinião pública com relação ao problema da violência contra a mulher (resolução 54/134, de 17 de dezembro de 1999).

A violência sexual e por motivos de gênero constitui uma violação dos direitos humanos e mulheres e meninas são suas principais vítimas. Este tipo de violência de gênero inclui violência sexual, exploração e abuso, além de atos agressivos que geram, ou podem gerar, danos físicos e psicológicos.

As mulheres e meninas refugiadas deslocadas internas estão particularmente expostas ao risco de violência sexual e de gênero. Portanto, o ACNUR e os Estados se concentram na prevenção e na assistência como medidas de proteção.

16 Dias de ativismo contra a violência de gênero

"Da paz em casa à paz no mundo" é o tema deste ano da campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero.

Tome uma atitude e se faça ouvir durante os 16 Dias de Ativismo. DIGA NÃO – UNA-SE oferece 16 ações que você pode realizar para prevenir a violência contra mulheres e meninas. Entre na página da campanha Diga Não – Una-se Pelo Fim da Violência contra as Mulheres e conheça as 16 maneiras de DIZER NÃO.

A campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero motiva pessoas e grupos de todo o mundo a tomar uma atitude para erradicar todas as formas de violência contra mulheres e meninas. A campanha dura do dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, até dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.