O processo de mudança climática e a maior incidência de desastres naturais estão ameaçando vidas em muitas partes do planeta. Como resultado destas tendências, um número crescente de pessoas está se deslocando, deixando suas casas em busca de segurança e melhores oportunidades.
Esta foi a tônica do discurso feito pelo chefe do ACNUR, António Guterres, na abertura da 59ª sessão do Comitê Executivo do Alto Comissário da ONU para Refugiados (ACNUR), em Genebra, em outubro de 2008.
Segundo ele, preços crescentes de commodities e de energia aumentam as tensões no mundo contemporâneo. Estas tendências adversas são compostas por desenvolvimentos inquietantes na arena política.
Guterres lembrou que a competição por recursos escassos tornou-se um importante fator no que se refere à provocação e perpetuação da violência. Disputas mais restritas intensificaram-se em outras partes do mundo.
Para o Alto Comissário, a mudança climática, a pobreza extrema e o conflito estão tornando-se cada vez mais interrelacionados. Em conseqüência, o deslocamento forçado está aumentando. Na África, por exemplo, centenas de milhares de pessoas têm deslocado devido a essa combinação de fatores.
- Título original: "High Commissioner António Guterres Statement to UNHCR Executive Committee"
- Leia a íntegra deste discuro (em inglês)