Relatório de Padrões e Indicadores

Relatório de Padrões e Indicadores

Esta página lista os recursos e documentos relacionados ao SIR

Para agilizar a implementação de uma administração baseada em resultados, o ACNUR adota desde 2005 o Relatório de Padrões e Indicadores (ou Standards & Indicators Report - SIR), que também facilita o planejamento plurianual com base em indicadores mensuráveis sobre o bem-estar da população de interesse do ACNUR.

O novo formato SIR foi criado pela Divisão de Serviços Operacionais (DOS) do ACNUR como parte da segunda edição do guia "Practical Guide to the Systematic Use of Standards and Indicators in UNHCR Operations", publicado em fevereiro de 2006. O guia contém 160 padrões e indicadores de assistência e proteção facilmente aplicáveis e desenvolvidos especialmente para situações como campos de refugiados, assentamentos, programas urbanos e regiões com retornados.

Os principais objetivos destão iniciativa são:

1. Capacitar administradores para ilustrar e analisar brechas na proteção e na distribuição de assistência, assim como facilitar a identificação de problemas e suas causas, reforçando a análise de dados.

2. Ampliar o conhecimento e as habilidades dos funcionários do ACNUR e seus parceiros para melhor aplicar, de forma sistemática, os Padrões e Indicadores da agência em suas respectivas operações, melhorando assim o planejamento de ações estratégicas e das atividades diárias, nos programas ou na administração.

3. Fortalecer parcerias e a habilidade de conduzir uma avaliação geral sobre o bem-estar das pessoas sob a proteção do ACNUR, e facilitar a distribuição de responsabilidades entre parceiros.

4. Melhorar a qualidade da informação do ACNUR relacionada ao bem-estar das populações de interesse da agência, com o objetivo de apoiar e justificar a alocação e mobilização de recursos.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas são diretamente aplicáveis aos refugiados, deslocados internos, retornados, apátridas e outras populações de interesse do ACNUR.

Muitas vezes, os direitos básicos dessas pessoas são menos respeitados se comparados à população local. Alguns indicadores do ACNUR são idênticos àqueles utilizados para promover os ODMs e outros estão indiretamente relacionados.

Existe também um vínculo direto entre os indicadores do ACNUR e aqueles do Projeto Esfera (ou Sphere Project), uma iniciativa lançada em 1997 por um grupo de ONGs humanitárias, pela Cruz Vermelha e pelo Crescente Vermelho. O Projeto Esfera tem dois princípios básicos: aliviar o sofrimento humanos em situações de calamidade e conflito e garantir o direito a uma vida digna para todas as pessoas afetadas por desastres.