Dia Mundial do Refugiado 2017


O dia 20 de junho é a data em que o mundo comemora a força, a coragem e a perseverança de milhões de pessoas refugiadas.

Em setembro de 2016, líderes mundiais entraram em acordo para colocar em prática um Pacto Global para Refugiados em 2018, onde toda a sociedade mostra sua solidariedade #ComOsRefugiados e faze sua parte, ao invés de deixar apenas com o Estado a responsabilidade sobre o deslocamento forçado em grande escala.

Ao assinar a petição #ComOsRefugiados, você pode reforçar o pedido aos governos para que mantenham sua promessa. A petição solicita que os governos:

  • Garantam que todas as crianças refugiadas tenham acesso à educação.
  • Garantam que todas as famílias refugiadas tenham um lugar seguro para viver.
  • Garantam que todos os refugiados possam trabalhar ou estudar para adquirir novas competências para oferecer apoio a suas famílias.

Em um mundo onde 1 a cada 113 pessoas foram forçadas a fugir por causa de guerras e perseguições, é fundamental que demonstremos que somos todos solidários #ComOsRefugiados.

Últimas Notícias do ACNUR

A exposição é composta por ilustrações de artistas sul-americanos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai

Leia mais

As duas iniciativas foram organizadas pelo ACNUR em parceria com o Departamento de Extranjería y Migración (DEM) do Ministério do Interior e a Fundación de Ayuda Social de las Iglesias Cristianas (FASIC).

Leia mais

Em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, o Escritório Regional do ACNUR para o Sul da América Latina, em parceria com a MALI, a Fundación Encuentros Servicio Jesuita de la Solidaridad e o reconhecido artista peruano Fito Espinosa, realizou uma jornada dedicada a sensibilizar sobre a situação em que vivem milhões de pessoas refugiadas em todo o mundo.

Leia mais

O Estado Plurinacional da Bolívia entregou certidões de naturalização para quatro pessoas refugiadas no marco da Conferência Mundial dos Povos para um Mundo sem Muros e pela Cidadania Universal.

Leia mais

Promovido por organizações que trabalham com o tema, evento Rio Refugia buscou valorizar os refugiados residentes na cidade e promover a integração com brasileiros.

Leia mais

No Rio de Janeiro, museu reúne refugiados, especialistas e público para abrir espaço para atividades que destacam o deslocamento forçado causado por mudanças climáticas, guerras violência e perseguições.

Leia mais