A Sociedade para Solidariedade Humana

Nasser Salim Ali Al-Hamairy.

Fundada em 1995 por Nasser Salim Ali Al-Hamairy, a Sociedade para Solidariedade Humana (SHS) é uma ONG humanitária local com sede no distrito de Mayfa’a (Shabwa Governorate) próximo a Aden, no Iêmen.

Com 290 funcionários, a SHS patrulha 600 dos dois mil quilômetros da costa do Iêmen, ao longo do Golfo de Aden, proporcionando serviços de salvamento para milhares de refugiados e migrantes que chegam ao litoral do Iêmen todos os anos. Os funcionários da SHS vão além de suas responsabilidades, realizando salvamentos no mar, enterrando pessoas que se afogaram e dando primeiros socorros aos feridos. A ONG entrega água, suco e comida para combater a desidratação e a fome entre os recém-chegados na costa. Ela transporta todos os récem-chegados do litoral para centros de recepção, onde refeições e atendimento médico são providênciados. Além disso, a SHS trabalha no campo de refugiados de Kharaz, onde distribui rações alimentares e providencia refeições diárias para o programa de alimentação escolar e para refugiados vulneráveis. Também gerencia a infra-estrutura, constrói abrigos e escolas, e mantém as redes elétricas e de água. Em Aden, a SHS cuida de um abrigo noturno que recebe récem-chegados que escolheram se assentar em áreas urbanas.

A ONG também apoia a comunidade local de Mayfa’a, Ahwar e Hadramaut para mitigar o impacto dos récem-chegados sobre a população local.

Como organização parceira do ACNUR, a equipe da SHS está na linha de frente da crise que afeta o Chifre da Africa, muitas vezes trabalhando sem parar para garantir assistência humanitária vital. Sem o seu constante monitoramento da costa do país, um número muito maior de pessoas morreria a cada ano enquanto realizam a perigosa travessia do Golfo de Aden.

Impulsionados pelo comprometimento pessoal com a causa humanitária, os funcionários da SHS muitas vezes arriscam suas próprias vidas para ajudar os necessitados: engajando-se em perigosos resgates no mar, trabalhando em situações de risco, com conflitos tribais e em áreas isoladas.

A SHS é financiada pela comunidade humanitária internacional e por doações públicas.

Para mais informações acesse:  http://shsyemen.org.

No dia 13 de setembro, o fundador da SHS, Nasser Salim Ali Al-Hamairy e sua dedicada equipe, ganharam do ACNUR o Prêmio Nansen 2011. Este prêmio, que consiste de medalha comemorativa e um valor em dinheiro de 100 mil dólares, é concedido anualmente a uma pessoa ou um grupo pela prestação de serviços excepcionais no apoio à causa dos refugiados. A SHS é a primeira vencedora do Prêmio Nansen proveniente de um país árabe.