Retornados

© ACNUR/ V.Vick

Voltando para casa

Para muitas pessoas obrigadas a deixar seu país, um retorno voluntário em segurança e com dignidade marca o final do sofrimento. Quanto às outras “soluções duradouras” que o ACNUR busca para os refugiados, apenas a minoria das pessoas refugiadas tem a oportunidade de ser reassentada em terceiros países ou de ser integrada localmente em suas sociedades de acolhimento. 

Ao longo dos anos, o ACNUR tem conduzido inúmeros programas de repatriação voluntária de larga escala que trouxeram milhões de refugiados de volta aos seus países. Apenas no Afeganistão, cerca de 5 milhões de refugiados retornaram com a assistência do ACNUR desde 2002. Mas os escritórios do ACNUR também prestam assistência a muitas repatriações de pequena escala e até individuais de refugiados e deslocados internos, de forma rotineira. 

Onde necessário e possível, os escritórios do ACNUR localizados nos países de retorno dos refugiados também auxiliam e monitoram a reintegração para assegurar que a repatriação seja uma solução sustentável.