Celebrar aqueles que trabalham ajudando os outros, recordar aqueles que perderam suas vidas tentando
19 de agosto de 2010
Hoje se comemora o Dia Mundial da Ação Humanitária, criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em referência ao bombardeio que o escritório da ONU no Iraque sofreu no dia 19 de agosto de 2003. Nesse dia morreram 22 pessoas, dentre as quais estava o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que era, naquele momento, o representante especial do Secretário Geral da ONU no Iraque e que tinha trabalhado durante muitos anos com o ACNUR.
O objetivo principal desse dia é difundir as atividades de assistência humanitária em todo o mundo e, por sua vez, homenagear os trabalhadores humanitários que perderam suas vidas ou sofreram lesões enquanto realizavam seu trabalho.
“Aquelas pessoas que viveram circunstâncias trágicas ficam, normalmente, desamparadas. Sem família, nem comida, sem refúgio nem trabalho, e nem mesmo um documento que as identifique. Os trabalhadores humanitários ajudam essas pessoas a se recuperarem, a recomeçar suas vidas. Eles são quem passam uma mensagem de solidariedade em meio ao sofrimento,” ressaltou o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon.