9 de Agosto de 2011
Dia Internacional dos Povos Indígenas 2011: Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon
No Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo reafirmamos os direitos dos povos indígenas e o nosso compromisso comum de promover os valores de igualdade, justiça e dignidade para todos.
Os povos indígenas representam uma enorme variedade de pessoas: cinco mil grupos diferentes em 90 países. Constituem mais de 5% da população mundial, cerca de 370 milhões de pessoas. São, em seu conjunto, guardiões de um valioso patrimônio cultural que em muitos lugares está desaparecendo rapidamente. Vemos sua criatividade e suas inovações nas artes, literatura e nas ciências. O tema de celebração deste ano destaca essas contribuições: “Desígnios indígenas: celebrando nossas histórias e culturas, criando nosso próprio futuro”.
Os povos indígenas enfrentam muitos problemas para manter sua identidade, suas tradições e seus costumes, e suas contribuições culturais são, por vezes, exploradas e comercializadas, com escasso ou nenhum reconhecimento. Devemos fazer um maior esforço para reconhecer e reforçar seu direito de controlar sua propriedade intelectual e ajudá-los a proteger, desenvolver e obter uma compensação justa por seu patrimônio cultural e seus conhecimentos tradicionais, os quais, em última instância, beneficiam a todos.
Incentivo os Estados Membros a adotarem medidas concretas para resolver os problemas que os povos indígenas enfrentam, tais como marginalização, pobreza extrema e perda de terras, recursos e territórios. Os países devem se comprometer também a acabar com os graves abusos dos direitos humanos que os povos indígenas sofrem em muitas partes do mundo.
Enquanto aguardamos com interesse a celebração da Conferência Mundial sobre os Povos indígenas em 2014, peço a todos os Estados Membros que colaborem plenamente com os povos indígenas a fim de apresentar, neste evento, idéias e propostas práticas para a ação.
Celebremos e reconheçamos juntos as histórias, as culturas e as identidades específicas dos povos indígenas do mundo. Ao mesmo tempo, trabalhemos para fortalecer seus direitos e apoiar suas aspirações.
Ban Ki-moon