Colaboradores

Pessoas com as quais podemos contar

Além dos Embaixadores da Boa vontade, o ACNUR conta com muitos outros simpatizantes e colaboradores ao redor do mundo. Muitos de nossos escritórios contam com o engajamento de celebridades nacionais ou regionais para realizar campanhas ou eventos especiais. Essa ajuda para a conscientização e apoio à causa dos refugiados é inestimável.

O renomado autor e ex-refugiado Khaled Hosseini colabora com o nosso escritório nos Estados Unidos, onde participou de eventos do Dia Mundial dos Refugiados, e nos últimos anos tem realizado visitas ao seu país de origem, o Afeganistão, e ao Chade para conscientizar as pessoas sobre refugiados e retornados.

A estimada atriz Yao Chen é a Patrocinadora Honorária do ACNUR para a China. Ela visitou campos de refugiados na Tailândia e Etiópia e escreveu em seu blog, seguido por milhões de fãs, sobre a coragem de todas as pessoas que conheceu.

No esporte mundial, o jogador de basquete Luol Deng, do time norte-americano Chicago Bulls, arrecadou fundos para oferecer a jovens refugiados de todo o mundo acesso à educação e ao esporte. Deng é um ex-refugiado do Sudão do Sul que cresceu no Reino Unido e que está comprometido a assegurar que os refugiados mantenham sua esperança em busca de um futuro melhor.

A modelo Alek Wek apoia os projetos do ACNUR nas áreas de educação, agricultura e saúde no seu país de origem, o Sudão do Sul. Sendo ex-refugiada, ela entende o que é ser forçada a deixar seu país.

Juanes, estrela do rock colombiano, ganhador de 19 prêmios Grammy Latino, ajudou a disseminar informação a respeito dos milhares de deslocados internos dentro de seu país, incluindo membros de tribos indígenas e comunidades afrodescendentes.

Em sua maioria, nossos colaboradores são cidadãos comuns: voluntários que ajudam a organizar atividades para o Dia Mundial dos Refugiados; professores que utilizam o material educacional do ACNUR; acadêmicos que escrevem sobre temas relativos aos refugiados; estudantes que trabalham conosco e compartilham histórias e experiências entre os seus amigos; fotógrafos que viajam ao redor do mundo para chamar a atenção sobre os deslocamentos. Além disso, o ACNUR depende em grande parte do apoio de doadores, sejam Estados, indivíduos, organizações e empresas privadas.