Sobre o Prêmio
Poucos reconhecimentos de honra humanitária possuem o rico legado do Prêmio Nansen do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o ACNUR. Fundado em 1954, reconhece os valores e realizações de Fridtjof Nansen, o conhecido explorador polar, cientista, Prêmio Nobel da Paz e diplomata que serviu como o primeiro Alto Comissário para Refugiados da Liga das Nações. O prêmio reconhece o excelente trabalho realizado por indivíduos memoráveis, organizações ou grupos cujos corajosos esforços ajudaram diretamente algumas das pessoas mais vulneráveis do planeta, as deslocadas à força.
Em 2009, o ACNUR e um de seus parceiros, o Conselho Norueguês para os Refugiados (Norwegian Refugee Council, NRC), deram os primeiros passos para relançar o Prêmio Nansen. Em estreita colaboração com os seus parceiros, os governos da Suíça e da Noruega, o ACNUR e o NRC embarcou em um plano de longo prazo para usar o Prêmio como uma plataforma para alcançar um público maior e para aumentar a conscientização das questões deslocamento forçado.
Em 2011, o projeto Prêmio Nansen deu mais um passo significativo ao alcançar uma audiência global através de uma transmissão internacional e, em 2012, a cobertura da mídia do anúncio e da cerimônia de premiação foi mais extensa e substancial do que nunca. A mídia de divulgação, uma combinação de transmissões ao ar na Euronews, Phoenix TV e importantes canais de TV, mídia impressa, mídia digital e alcance social, gerou impacto considerável a nível mundial. Além da cerimônia, o ACNUR e a NRC têm colaborado com a Universidade de Genebra (UNIGE), a Fundação de Genebra e a Academia de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos em Genebra (ADH) para lançar um Painel Nansen de Discussão em Genebra. O painel de discussão contribui para o discurso internacional dos direitos humanos e da causa dos refugiados, e esta iniciativa foi agora totalmente integrado no programa global Prêmio Nansen.
Através da cerimônia do Prêmio Nansen de Refugiados e do Painel Nansen de discussão, se criou um espaço que facilita o debate informal sobre as questões humanitárias, e ajuda a aumentar a conscientização e apoio dos políticos e do público em geral. Assim, o Prêmio Nansen é agora voltado não só para manter esse sucesso, mas para aumentar a sua estatura e impacto na comunidade humanitária.
A partir de 2013, a perspectiva é que o Prêmio Nansen continue a servir como uma plataforma pela qual é possível amplificar as mensagens de advocacia global do ACNUR. O ACNUR vai garantir que o impacto da premiação atinja um público mais amplo e as principais partes interessadas, e continue a refletir as prioridades estratégicas globais do ACNUR e a identidade da organização. Através do Prêmio Nansen, o ACNUR irá reforçar o elemento central de seu trabalho de mídia, contando histórias individuais de refugiados através dos esforços de indivíduos exemplares que estão impactando a vida de deslocados.