O Alto Comissário

© Departamento de Informação Pública da ONU/Eskinder Debebe

António Guterres: Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados

António Guterres tornou-se Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados em 15 de junho de 2005, sucedendo Ruud Lubbers, dos Países Baixos. Ex-Primeiro Ministro de Portugal, Guterres foi eleito pela  Assembléia Geral das Nações Unidas para um mandato de cinco anos e é o décimo Alto Comissário da agência da ONU para refugiados.

Como Alto Comissário, ele dirige uma das principais agências humanitárias do mundo. O ACNUR recebeu duas vezes o Prêmio Nobel da Paz e possui uma equipe de 6.600 funcionários em mais de 110 países, fornecendo proteção e assistência a cerca de 34 milhões de refugiados e outras pessoas sob seu mandato. Em 2009, o orçamento total da agência da ONU para refugiados vai ultrapassar 2 mil milhões de dólares. 

Ao entrar para o ACNUR, Guterres afirmou que se juntava à agência com convicção, humildade e entusiasmo. "Convicção porque eu acredito verdadeiramente nos valores deste escritório e quero esforçar-me para fazê-los prevalecer em todo o mundo. Humildade porque eu tenho muito a aprender e dependerei de todos vocês para isso. Entusiasmo porque eu não poderia escolher uma causa mais nobre para lutar", disse.

Antes de se tornar Alto Comissário do ACNUR, Guterres trabalhou por mais de 20 anos para o governo e o serviço público de Portugal.  Foi Primeiro Ministro do país de 1996 a 2002 e, durante seu mandato, liderou o esforço internacional para solucionar a crise no Timor Leste. Como presidente do Conselho Europeu em 2000, co-presidiu a primeira cúpula Europa-África e conduziu a adoção da chamada “Agenda de Lisboa”. Fundou também o Conselho Português para os Refugiados em 1991 e integrou o Conselho de Estado de 1991 a 2002.

De 1981 a 1983, Guterres participou da Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa e também foi presidente da Comissão da Migração, dos Refugiados e da Demografia. Além disso, foi membro ativo da Internacional Socialista, atuando como vice-presidente da organização de 1992 a 1999 e tornando-se posteriormente seu presidente, até Junho 2005.

António Guterres nasceu em 30 de Abril de 1949 em Lisboa e formou-se no Instituto Técnico Superior, onde leciona como professor convidado. Ele é casado e tem dois filhos. 

Para mais informações, visite a página dedicada ao Alto Comissário no site internacional do ACNUR (em inglês).