Em discurso proferido ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, em novembro de 2011, o Alto Comissário da ONU para Refugiados destacou os novos desafios para a manutenção da paz internacional e prevenção de conflitos.
Segundo ele, a movimentação de indivíduos no mundo e os padrões de migração, mobilidade e deslocamento estão mudando. Cada vez mais, a tradicional distinção entre migrantes (que atravessam fronteiras em busca de uma vida melhor) e refugiados (que são forçados a fugir da perseguição e do conflito para sobreviver) torna-se turva.
Para Guterres, mais e mais pessoas estão sendo forçadas a fugir devido a razões que não são contempladas pela Convenção dos Refugiados de 1951. Indivíduos que não são migrantes no sentido típico, mas também não estão incluidos no regime de proteção a refugiados. Neste contexto, uma realidade é o ritmo acelerado das mudanças climáticas, bem como o fracasso da comunidade internacional para resolver este problema de forma eficaz.
Aos membros do Conselho de Segurança da ONU, Guterres ressaltou que a mudança climática é uma variável que precisa ser examinada tomando em conta processos econômicos, sociais, políticos e ecológicos que determinam o nível de segurança humana disponível para as pessoas em diferentes partes do mundo.
Ele destacou a importância de integrar as questões climáticas e deslocamento humano nas discussões sobre prevenção e resolução de conflitos, assim como nos esforços de consolidação da paz.
“Prestar esse apoio é um imperativo humanitário. Mas também é de interesse de todos. Se as mudanças climáticas não forem contidas, e se não conseguirmos encontrar soluções sustentáveis para as populações deslocadas, estaremos criando condições favoráveis ao aumento das violações de paz e de segurança internacional”, afirmou o Alto Comissário.
- Título original: “Maintenance of International Peace and Security: New Challenges to International Peace and Security and Conflict Prevention”
- Leia a íntegra deste discurso (em inglês)