Tamanho do texto A A A

Seminário internacional “Os direitos humanos a partir dos governos locais”

Começa hoje, em Quilicura (Chile), o seminário-oficina internacional “Migrantes e Refugiados: Os Direitos Humanos a Partir dos Governos Locais”.

Santiago 18 de agosto de 2016 (ACNUR) – Começa hoje, em Quilicura (Chile), o seminário-oficina internacional “Migrantes e Refugiados: Os Direitos Humanos a Partir dos Governos Locais”. O evento foi organizado pelo Escritório de Migrantes e Refugiados da Prefeitura de Quilicura (OMRR) e pela Universidade Central do Chile, com apoio da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e de outros organismos internacionais. Seu encerramento será no final do dia 19.

Os objetivos do encontro em Quilicura serão visualizar a responsabilidade dos governos locais na inclusão de migrantes e refugiados que se instalaram em suas comunidades e  contribuir para a geração de políticas migratórias municipais. Para tanto, serão apresentadas as experiências de municípios considerados exemplares em termos de migração e refúgio. Também será criada uma mesa de trabalho para os funcionários municipais que lidam com o tema, sob a condução de especialistas de governos, de entidades não-governamentais  e de organismos internacionais.

Um documento será consolidado, a partir das contribuições de diversos setores presentes. Entre os participantes estarão prefeitos e/ou representantes dos governos locais de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba (Brasil); Providencia, Punta Arenas, Recoleta e Quilicura (Chile); Upala (Costa Rica); Mérida (Espanha) e Houston (Estados Unidos).

No final de 2014, Quilicura foi reconhecida pelo ACNUR como “Cidade Solidária”, título que sublinha os seus esforços para melhorar as condições de vida e fomentar a integração dos refugiados a sua nova comunidade.

“O ACNUR considera necessário fortalecer constantemente o programa ´Cidades Solidárias´, por meio do desenho de políticas locais que permitam a promoção da diversidade e da interculturalidade dos refugiados, e também destacar a contribuição dos refugiados ao desenvolvimentos das comunidades que os acolheram”, assinalou Magda Medina, chefe do Escritório Nacional do ACNUR no Chile. “Destacamos o esforço de Quilicura na organização deste encontro, que permitirá aos funcionários dos governos locais compartilhar suas experiências e lições aprendidas nessa matéria”, completou.

Evento: “Migrantes e Refugiados: Os Direitos Humanos a Partir dos Governos Locais”.

Fecha: 18 e 19 de agosto de 2016.

Lugar: Centro de eventos “Puente Verde”, Quilicura, Chile.

Organizadores: Escritório de Migrantes e Refugiados do Município de Quilicura e Universidade Central do Chile.

Instituições patrocinadoras: Município de Quilicura, Universidade Central, OIM, ACNUR, ministérios de Relações Exteriores e do Interior do Chile, Fondecyt, e Prefeitura Metropolitana de Santiago.

Streaming en vivo: http://youtu.be/6Xl6aA0zgxE

Twitter: @ACNURAmericas

Hashtags #LasMunisProponen #CiudadesSolidarias #ConLosRefugiados

Unidade de Informação Pública, Buenos Aires, Argentina