Ben Stiller

Ben Stiller visita refugiados na Alemanha

O ator Ben Stiller achou uma brecha em sua agenda para se encontrar com famílias refugiadas durante uma recente visita à Berlim. Estas famílias, que tiveram que abandonar seus lares levando apenas o que podiam carregar, são somente algumas das milhares de pessoas que se viram obrigadas a fugir de conflitos e perseguições para buscar segurança na Europa durante 2015.

Ben visitou um centro de acolhimento de emergência administrado pela ONG Arbeiter-Samariter-Bund (ABS) no distrito berlinense de Wilmersdorf, como parte de uma sessão informativa com o ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados. O ator conversou sobre a situação tanto na Alemanha quanto em toda a Europa, assim como a crise síria de um modo geral.

“O que mais me impressionou em relação aos refugiados que conheci é que eles estão somente tentando seguir adiante com suas vidas e manter suas famílias em segurança. É difícil imaginar essa situação – estar totalmente deslocado devido, literalmente, à destruição de seus lares e meios de subsistência, e se verem obrigados a colocar a vida de seus filhos na mão de traficantes criminosos, subindo a bordo de embarcações lotadas para tentar chegar à Europa, porque não há nenhuma outra forma de buscar segurança. E ainda assim, apesar de tudo que passaram, estão focando no futuro de uma maneira muito prática, especialmente no futuro de seus filhos”.

“É evidente o desafio que alguns países europeus estão enfrentando devido às chegadas de um grande número de pessoas. Não existe uma solução fácil, mas acredito que seja importante focar nas pessoas e garantir que elas recebam a assistência humanitária que precisam”.

- Ben Stiller