O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, participará da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.
Mudanças climáticas, desastres naturais e deslocamento humano
Uma perspectiva do ACNUR
Lançado em agosto de 2009, este documento apresentou a política do ACNUR para o tema das mudanças climáticas, considerando que este fenômeno e seus desastres naturais associados aumentariam em escala e complexidade, impactando a mobilidade humana e os deslocamentos.
Para o ACNUR, a comunidade internacional se concentrado mais nos aspectos científicos das variações no clima, com os objetivos de entender o que está em jogo e mitigar o impacto das ações humanas. No entanto, as alterações climáticas também impõem problemas e desafios humanitários.
Neste documento, o ACNUR prevê que mudanças climáticas, ao longo do tempo, imporão desafios cada vez maiores no tratamento de movimentos populacionais, tanto dentro quanto fora de fronteiras.
Tais mudanças também têm potencial de aumentar os casos de apatridia. Se é certo que as variações no clima impactarão fortemente os padrões futuros de mobilidade humana, o documento propõe que abordar as questões ambientais de forma isolada de outras variáveis e processos não é suficiente para a resolução do problema.
- Título original: “Climate change, natural disasters and human displacement: a UNHCR perspective”
- Documento completo (disponível em ingles)
Outros documentos
- Protegendo Pessoas que Cruzam Fronteiras no Contexto de Mudanças Climáticas: Lacunas Normativas e Possíveis Abordagens
- Conferência Nansen: Mudanças Climáticas e Deslocamentos no Século 21
- Deslocamentos Induzidos por Mudanças Climáticas: Políticas de Adaptação no Contexto das Negociações da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
- Protegendo deslocados ambientais: Desenvolvendo a capacidade de sistemas jurídico e normativo
- “Lacunas de Proteção e Resposta”: Diálogos do Alto Comissariado sobre os Desafios da Proteção