Dia Mundial da Assistência Humanitária 2016

Dia Mundial da Assistência Humanitária

A cada ano, no Dia Mundial da Assistência Humanitária, 19 de agosto, recordamos os trabalhadores humanitários que perderam a vida ajudando as pessoas necessitadas por meio de campanhas de conscientização e eventos especiais. O Dia Mundial da Assistência Humanitária é um momento de render homenagem àqueles que desafiam o perigo e a adversidade para ajudar aos outros.

A data de 19 de agosto foi definida pela Assembleia Geral da ONU, coincidindo com o aniversário do atentado à sede das Nações Unidas em Bagdá, em 2003, que ceifou a vida de 22 pessoas, entre as quais o Representante Especial do Secretário Geral da ONU para o Iraque, Sérgio Vieira de Mello, um experiente funcionário da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).


Os trabalhadores humanitários arriscam suas vidas todos os dias em ambientes cada vez mais complexos, perigosos e imprevisíveis. O número de países que enfrentam ameaças significativas também está em alta, incluindo-se entre eles o Afeganistão, o Iraque, a Líbia, a Nigéria, o Sudão do Sul, a Síria, o Iêmen.

Neste Dia Mundial da Assistência Humanitária, nós honramos e rendemos tributo a todos os trabalhadores humanitários que têm feito sacrifício supremo em favor da paz e da humanidade. Trata-se de um lembrete anual da necessidade de agir para aliviar o sofrimento alheio. É também uma ocasião para se honrar os trabalhadores humanitários e os voluntários que se desdobram na linha de frente das crises.

Voluntária prepara e vende arranjos para financiar futuros projetos. Leia mais
Jornalista brasileira conta sua experiência de 45 dias como voluntária na ilha grega de Lesbos. Leia mais