Prêmio Nansen para os Refugiados

Prêmio Nansen para os Refugiados

Conhecido anteriormente por Medalha Nansen, o Prêmio recebeu esse nome em homenagem a Fridtjof  Nansen, explorador polar norueguês, que foi o primeiro Alto Comissário para os Refugiados da antiga Sociedade das Nações e que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1922.

Aqeela Asifi: Ganhadora do Prêmio Nansen para Refugiados 2015

Aqeela Asifi é uma refugiada afegã que mora no Paquistão, cujos esforços para ajudar meninas refugiadas a terem acesso à educação fizeram dela um símbolo do triunfo sobre a adversidade. Além de oferecer às meninas em situação de refúgio um caminho para sair da pobreza, a escola que Asifi criou na vila de refugiados de Kot Chananda também proporciona às alunas a oportunidade de construir um futuro quando retornarem ao Afeganistão. “Quando você tem mães que foram educadas, você terá gerações futuras educadas”, diz Asifi. “Então, se você educar as meninas, você está educando gerações”.

Relatório: “Quebrando o Ciclo: Educação e o Futuro dos Refugiados Afegãos” ("Breaking the Cycle: Education and the Future for Afghan Refugees”. Relatório comissionado pelo Conselho Norueguês de Refugiados com apoio do ACNUR. PDF, 1.18 Mb; disponível em inglês).

Relatório: “Quebrando o Ciclo: Educação e o Futuro dos Refugiados Afegãos” ("Breaking the Cycle: Education and the Future for Afghan Refugees”. Relatório comissionado pelo Conselho Norueguês de Refugiados com apoio do ACNUR. PDF, 1.18 Mb; disponível em inglês).

O conflito é um dos principais fatores determinantes para a evasão escolar de crianças. No mundo, metade das crianças fora da escola está em zonas de conflito. Isso representa o assustador número de 29 milhões de mentes jovens fora da sala de aula. Estatísticas mostram que quando o conflito interrompe a educação das crianças, a menor a possibilidade de que elas retomem os estudos. A ironia trágica é que os países nos quais as crianças estão fora da escola são exatamente aqueles que mais precisam de cidadãos formados que possam auxiliar na sua reconstrução. O Afeganistão é um exemplo claro dessa situação. 

Obrigado à Voluntária Online Juliana Marra pela ajuda oferecida com a tradução do inglês deste texto.