Quem Ajudamos

© ACNUR/ E.Denholm

Milhões de pessoas vulneraveis no mundo

A principal missão do ACNUR é assegurar os direitos e o bem-estar dos refugiados. Nos esforços para cumprir seu objetivo, o ACNUR empenha-se em garantir que qualquer pessoa possa exercer o direito de buscar e gozar de refúgio seguro em outro país e, caso assim deseje, regressar ao seu país de origem.

Ao prestar assistência aos refugiados no regresso ao seu país de origem ou na sua instalação em um outro país, o ACNUR também trabalha na busca por soluções duradouras para os problemas dessas pessoas.

Também faz parte do mandato do ACNUR a prevenção e redução dos casos de apatridia e a proteção das pessoas apátridas. Em apoio ao trabalho desenvolvido pelo ACNUR, seu Comitê Executivoe a Assembléia Geral das Nações Unidas autorizam a organização a intervir em benefício de outros grupos de pessoas, tais como os refugiados retornados e os deslocados internos.

O ACNUR procura reduzir as situações de deslocamento forçado encorajando os países e outras instituições a criar condições condizentes com a proteção dos direitos humanos e com a resolução pacífica de conflitos. No quadro de todas as suas atividades, o ACNUR dá atenção especial às necessidades das crianças e procura promover a igualdade de direitos da mulher.