Celebridades e colaboradores

Embaixadores da Boa Vontade e celebridades amigas

A Agência da ONU para Refugiados tem o privilégio de poder contar com um pequeno grupo de pessoas que se identificam com o seu mandato e que usam sua influência e popularidade para ajudar a difundir as ações do ACNUR, seja arrecadando fundos para as operações ou para promover relações governamentais. Eles são mensageiros de esperança para os refugiados e somam forças ao que o ACNUR tem de mais importante: sua equipe nacional e internacional ao redor do mundo.

Os notáveis colaboradores do ACNUR incluem membros da realeza, atores, atrizes, escritores, modelos, músicos, fotógrafos e atletas. A Enviada Especial Angelina Jolie é sem dúvida a colaboradora mais conhecida internacionalmente e a Embaixadora de Boa Vontade Honorária Barbara Hendricks é a que tem maior experiência, tendo se dedicado há mais de 25 anos à causa dos refugiados.

Também existem muitos outros colaboradores famosos: Os Embaixadores da Boa Vontade Julien Clerc, Jesús Vásquéz e Osvaldo Laport; O Enviado de Boa Vontade Khaled Hosseini; As Patrocinadoras Honorárias Yao Chen da China e Kris Aquino das Filipinas; e colaboradores como o cantor colombiano Juanes e os dois refugiados sudaneses Luol Deng, famoso jogador de basquete, e a modelo Alek Wek.

Muitos representam o ACNUR em eventos e falam sobre a causa dos refugiados quando são entrevistados, sendo que alguns usam sua influência para articular relações governamentais. Ao realizar missões aos lugares mais remotos afetados por conflitos onde o ACNUR trabalha, os Embaixadores da Boa Vontade e os colaboradores conscientizam as pessoas sobre o sofrimento dos refugiados e demonstram aos mesmos que eles não foram esquecidos pelo mundo. Sem eles, o trabalho do ACNUR seria muito mais difícil.