Crianças

O mundo das crianças

Nas décadas recentes, milhões de crianças refugiadas têm tido acesso à uma nova oportunidade para crescer e prosperar devido a melhores tratamentos médicos, escolas ou, no caso dos refugiados, por meio da proteção do ACNUR e outras organizações humanitárias.

Apesar de tais avanços, para muitas crianças a vida continua extremamente difícil. Calcula-se que, na última década, mais de dois milhões de crianças morreram em conflitos armados, seis milhões ficaram feridas ou mutiladas e outro milhão tornou-se órfã. Mais de 300 mil crianças foram obrigadas a converterem-se em soldados ou escravos sexuais. Crianças de mais de 87 países vivem rodeadas por 60 milhões de minas terrestres e 10 mil crianças continuam sendo vítimas destas armas.

O ACNUR proporciona proteção legal por meio de instrumentos internacionais como a Convenção de 1989 sobre os Direitos da Criança e a Convenção de 1951 sobre o Estatuto dos Refugiados. Além disso, trabalha em estreita colaboração com outras organizações internacionais e não-governamentais para elaborar diretrizes e projetos como, por exemplo, um projeto que possibilitou a reunificação de 67 mil crianças ruandenses com suas famílias, depois do genocídio vivido pelo país.

O ACNUR destaca quatro áreas para as quais se deve prestar especial atenção no caso das crianças refugiadas:

  • Reunificação dos jovens separados de suas famílias
  • Prevenção da exploração sexual e do recrutamento por unidades militares, assim como a reintegração das crianças que enfrentam tais situações
  • Acesso universal à educação
  • Reconhecimento decidido dos direitos e necessidades de um grupo muitas vezes esquecido, o dos refugiados adolescentes