O território brasileiro é o quinto maior do mundo em área territorial e populacional (por volta de 200 milhões de habitantes), assim como também é a sétima economia do mundo. O Brasil consolidou-se como uma liderança econômica e influente na América Latina na última década. No entanto, em 2012 o país ficou na posição 85 no ranque realizado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) do Índice de Desenvolvimento Humano, ficando atrás de outras nações latino-americanas como, por exemplo, Argentina, México e Costa Rica.
A cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. A diversidade é a essência da cultura brasileira, fruto do processo de colonização com a vinda dos povos europeus e africanos ao território hoje chamado de Brasil. A imigração também foi de extrema importância para a formação da cultura nacional, pois características de diferentes lugares do mundo, incluindo países asiáticos, foram incorporadas ao longo dos séculos ao país. As contribuições dos povos indígenas são também de extrema importância para a composição étnica brasileira.
Ao longo dos anos estas diferentes culturas estabeleceram um processo de troca com uma intensa dinâmica de miscigenação do povo brasileiro. Pode-se observar diversas influências desta mistura com diferentes contornos em diferentes locais do país. De norte a sul percebem-se as influências das culturas indígenas, das tradições de países africanos, e dos imigrantes vindos da Itália, Escandinávia, Japão e Alemanha.
Convenções sociais
O povo brasileiro está acostumado com o contato físico. Em grande parte do país, homens e mulheres, e mulheres entre si, se cumprimentam com um ou dois beijos no rosto. Entre homens, o cumprimento costuma ser um aperto de mão ou um abraço.
Em situações formais, em que não se conhece alguém, ou em que se fala com uma pessoa de maior idade, costuma-se referir à pessoa como “senhor” ou “senhora”. Nas demais situações, o uso informal do “você” é comum. Quanto à vestimenta, no Brasil as roupas podem ser menos fechadas em situações casuais, ainda que se vistam mais formalmente nos escritórios, estabelecimentos religiosos, entre outros.
Um hábito frequentemente observado por pessoas estrangeiras em relação à população brasileira é a informalidade com os horários: nem sempre, no Brasil, as pessoas são pontuais. Em geral, o povo brasileiro é aberto, gosta de pessoas estrangeiras e busca conversar e ajudá-las, ainda que a maioria não fale outro idioma além do português.
Comportamento em emprego no Brasil
Em entrevistas de emprego no Brasil, deve-se vestir roupas mais formais, no estilo ocidental (calça e sapatos sociais e camisa, por exemplo). O cumprimento mais adequado costuma ser o aperto de mão, e a referência à pessoa que realiza a entrevista pode ser “senhor” ou “senhora”, a não ser que pessoa demonstre maior informalidade. No Brasil, é comum que haja mulheres em cargos de supervisão.