Acomodação

No Brasil as formas de se conseguir acomodação temporária inicial são através das opções oferecidas pelo poder público, por organizações da sociedade civil, ou através de esforços individuais de busca no mercado privado ou contatos com pessoas conhecidas.

A opção oferecida pelo governo são os albergues públicos. Estes espaços, na grande maioria das vezes, não são específicos para a população estrangeira. Disponibiliza-se um mesmo ambiente para a estadia de pessoas vindas de outros países junto com nacionais do Brasil que se encontram numa situação de vulnerabilidade econômica. Apesar de existirem albergues na maioria das grandes cidades brasileiras, não é certo que se encontrará vagas para todas pessoas solicitantes.

Em algumas cidades existem também abrigos administrados por organizações da sociedade civil, alguns inclusive reservados especificamente para imigrantes e pessoas refugiadas, porém a estadia nestes abrigos está sujeita a existência de vagas.

Por fim, uma vez com uma situação financeira mais estável, pessoas refugiadas podem buscar opções no mercado, alugando moradias ou cômodos, buscando por conta própria. Importante considerar que, principalmente nas grandes cidades, o aluguel pode ser custoso.

Os contatos das organizações da sociedade civil e órgãos públicos responsáveis pelo tema da moradia se encontram abaixo, por cidade:

Informações específicas sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus podem ser encontradas nos links abaixo. Para outras localidades favor consultar as organizações da sociedade civil mais próxima de sua localidade em “Onde nos encontrar”.

São Paulo

Albergues Públicos:
O interessado deve se dirigir a um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que é o órgão da prefeitura de São Paulo que destina e encaminha para as vagas: pernoite ou fixa.

A Cáritas Arquidiocesana de São Paulo encaminha para:
• CREAS Bela Vista
Rua Santo Antônio, nº 800 – Telefone: (11) 3129 9216, (11) 3129 9235

• Tenda Bela Vista
Espaço de Convivência – Av. 09 de Julho, 871 – Telefone: (11) 31299216

Albergues da sociedade civil:
O contato para albergues da sociedade civil deve ser feito através da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.

Brasília

Albergues públicos:
• Hostel Conviver (Albercon)
QS 09 – Lote 01/07 – Águas Claras
Telefone: (61) 3356- 4390
(Pegar o ônibus número 306 – “Taguatinga Sul”. O ônibus vai pelo ‘’Pistão Sul’’. Descer perto da Universidade Católica de Brasília. O Albergue está localizado atrás de um posto de gasolina).

• Associação Casa Santo André – Cidade Acolhedora
EQNM 2/4 – Area Especial
Ceilândia Norte – DF
Telefone: (61) 3702-0677
(Descer no Centro da Ceilândia. Fica ao lado da Associação de Deficientes da Ceilândia).

Rio de Janeiro

Albergues públicos:
O refugiado deverá buscar qualquer Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Abaixo link com endereços de todos os CREAS do estado do Rio de Janeiro: Endereços CREAS 

Manaus

Albergues públicos:
• Casa do Migrante Jacamim – Albergue público estadual
Av. Mário Ypiranga, 2714 – Flores, Manaus – AM, 69050-030
Telefone: (92) 3878-6800