Celebridades globais se juntam à campanha #ComOsRefugiados

quinta 16. junho 2016 12:00 Tempo: 4 days

© ACNUR
Estamos solidários #ComOsRefugiados. Junte-se a nós!
Flash is required!

Estamos solidários #ComOsRefugiados 2016 - Junte-se a nós!


Genebra, 16 de junho de 2016 (ACNUR) – A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lança hoje uma campanha global que pede ao mundo para estar solidário #ComOsRefugiados. Em uma mensagem de vídeo (em inglês), mais de 60 celebridades globais se unem com refugiados e trabalhadores humanitários para ecoar a seguinte mensagem: "Nós estamos juntos com os refugiados. Por favor, junte-se a nós."  A petição apela aos governos que ajam em prol das pessoas que são forçadas a se deslocar por causa de guerras e conflitos.

A campanha tem como objetivo demonstrar apoio público às famílias obrigadas a deixar seus lares em um cenário dramático que mistura o aumento do deslocamento forçado devido a conflitos e com uma retórica anti-refugiados e de restrições aos pedidos de refúgio. A petição será entregue antes do plenário de alto nível da Assembleia Geral da ONU sobre Refugiados e Migrantes, a ser realizada em setembro, em Nova York.

Especificamente, a petição pede que todos os governos assegurem que:

  • Todas as crianças refugiadas tenham acesso à educação;
  • Todas as famílias refugiadas tenham um lugar seguro para viver;
  • Todos refugiados possam trabalhar e aprender novos conhecimentos que contribuam de forma positiva para suas comunidades.

A Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, a premiada atriz australiana Cate Blanchett, aparece no vídeo no campo de refugiados de Za'atari, na Jordânia, e falou sobre seu apoio à campanha:

"Estamos no meio de uma crise de deslocamento catastrófico que já fez milhões de famílias inocentes deixar seus lares, e muitos perderem suas vidas tentando alcançar a segurança. A solução definitiva é política – precisamos de paz e estabilidade. Mas enquanto esperamos por isso, nós - como uma voz única - podemos e devemos fazer a nossa parte. Temos de exigir que todos os países tenham uma responsabilidade compartilhada para assegurar que os refugiados tenham proteção, abrigo e a chance de viver uma vida digna e produtiva. Se nós nos juntarmos em uma mensagem, seremos ouvidos".

Outros Embaixadores da Boa Vontade do ACNUR estão juntos com Blanchett no vídeo, incluindo o autor Khaled Hosseini e a supermodel e ex-refugiada Alek Wek. Outros apoiadores incluem o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon; líderes religiosos, como o Arcebispo Desmond Tutu, o Venerável V.Vajiramedhi; atores como Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Margot Robbie, Ben Stiller, Dame Helen Mirren; bem como os cantores Juanes, Mika, Maher Zain e Babaa Maal.

"Os refugiados são mães, pais, irmãs, irmãos, crianças, com as mesmas esperanças e ambições como nós - exceto que uma reviravolta do destino impôs suas vidas à uma crise global, numa escala sem precedentes", disse Khaled Hosseini. "Juntos, em solidariedade com os refugiados, devemos exigir que os líderes mundiais assumam a responsabilidade coletiva para encontrar soluções justas e duradouras para esta crise. Juntos, devemos garantir que a solidariedade e a compaixão triunfem sobre o medo e intolerância".

O número de pessoas forçadas a deixar suas casas por conflitos e perseguição está agora em seu nível mais alto desde o final da Segunda Guerra Mundial. O Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, falou sobre os motivos que levaram o ACNUR a fazer uma chamada pública de apoio aos refugiados.

''Estamos em um período de aprofundamento dos conflitos e turbulências no mundo, fazendo com que muitas outras pessoas deixem suas casas, mais do que nunca antes", disse Grandi. "Isso afeta e nos envolve a todos, sendo necessário compreensão, compaixão e vontade política para que, juntas, possam encontrar respostas reais para a situação dos refugiados. Essa situação se tornou um desafio que define a nossa época.

Em 2015, milhões de pessoas foram deslocadas pela primeira vez, incrementando o número de refugiados e deslocados internos globalmente. Majoritariamente, os países em desenvolvimento foram os mais afetados, mas a Europa também testemunhou cenas dramáticas, como as centenas de milhares de pessoas que atravessaram o Mediterrâneo em busca de segurança e refúgio. Milhares de pessoas morreram ao longo do caminho.

Ao mesmo tempo, houve um movimento de grande empatia e solidariedade, com pessoas e comunidades abrindo suas casas e seus corações aos refugiados, e alguns países acolheram calorosamente os recém-chegados, mesmo com um grande número de refugiados já acolhidos.

A campanha #ComOsRefugiados e a petição visam ampliar as vozes de boas-vindas e mostrar que o mundo está com os refugiados".

A campanha visa mobilizar grandes audiências, buscando um expressivo engajamento na petição para apoiar a causa dos refugiados. A petição pode ser assinada em www.acnur.org/diadorefugiado/peticao/ 

Por: ACNUR


Comentarios



Pesquisa de notícias

Título